Os cinco níveis de saúde

 

Os cinco níveis de saúde é mais conhecido como a teoria dos Cinco Elementos, que pertence ao estudo da Medicina Tradicional Chinesa, que teve a primeira referência com registro no período de 476 ~ 221 a. C.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Cinco elementos, teve o início do seu estudo observando o movimento da natureza de onde originou as cinco famílias cósmica: a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal, e a Água e esses elementos se relacionam com a Saúde Social (amigos) representada pela Madeira, a Saúde Familiar representada pelo Fogo, a Saúde Mental (trabalho) representada pela Terra, a Saúde Econômica representado pelo Metal e a Saúde Física representada pela Água, que estes se relacionam com os órgãos e vísceras. A Madeira relaciona com o Fígado e a Vesícula Biliar, o Fogo se relaciona com o Coração/Intestino Delgado e duas funções do corpo a circulação ​sanguínea/temperatura corporal, a Terra se relaciona com estômago/pâncreas, o intestino grosso/pulmão, se relaciona com o Metal e os rins/bexiga, se relaciona com a Água, onde estes órgãos/vísceras se relacionam com seus pensamentos, seus sentimentos e suas atitudes, é neste desequilíbrio que se inicia as dores e doenças.

 

As emoções associadas a estes elementos têm a mesma relação de geração: o sentimento de realização (fígado) pode gerar alegria (fogo); a alegria (coração) promove a autoconfiança (terra); por sua vez, a autoconfiança promove a capacidade empreendedora (metal), que promove a motivação (água); e a motivação pode novamente dar origem a uma sensação de realização.

 

Do mesmo modo, existe a mesma relação de controle no que diz respeito ao aspecto emocional destes meridianos: o medo (rins, água) pode restringir o entusiasmo (coração, fogo); entusiasmo pode controlar a tristeza (pulmão, metal); a tristeza pode reprimir a raiva (fígado, madeira); a raiva pode sobrepor-se à preocupação (baço, terra); e a preocupação pode sobrepor-se ao medo.

 

Dessa forma, quando os elementos estão em equilíbrio, em relação saudável, geram energia uns para os outros, controlam essa geração e, uns em relação aos outros, mantêm a harmonia do sistema.

 

Os cinco elementos estão presentes em tudo que existe. Em nosso corpo, eles se relacionam a órgãos, a emoções, a alimentos, a sabores. 

 

O Terapeuta se utiliza dessa teoria para fazer o diagnóstico e para prescrever o tratamento. Uma pessoa com hipertensão arterial, por exemplo, pode ter um diagnóstico chinês de “excesso de energia no elemento fogo”. Para a Medicina Chinesa, o elemento fogo rege o coração, o sangue e os vasos sanguíneos. No caso do diabetes, há um desequilíbrio da energia do elemento terra. Esse elemento rege o pâncreas e está relacionado ao sabor doce. Assim, o médico chinês levará em consideração as relações entre os cinco elementos na pessoa para estabelecer o diagnóstico energético e para definir o tratamento 

 

Como descobrir o seu elemento?


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cada pessoa em relação a sua data de nascimento pertence a um determinado elemento e este tem suas características próprias, como as pessoas de Madeira tem uma facilidade de fazer e ser amigo, as pessoas de Fogo tem a facilidade de agregar pessoas, a união da família, e as pessoas de Terra tem a força do intelecto, do ânimo, e as pessoas de Metais tem a facilidade do empreendedorismo, e as pessoas de Água tem a autoconfiaça a seu favor. 

 

Como manter a saúde física e mental/emocional?

 

Há duas sequências que lidam com o equilíbrio normal entre os elementos (órgãos/vísceras), e promove, mantém a saúde física e metal/emocional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Ciclo da Geração (proteção) – ou “Ciclo da Mãe e do Filho” – cada elemento gera energia para o elemento filho, o elemento mãe nutre energeticamente o elemento filho, sucessivamente, até fechar-se o ciclo. A mãe é o elemento que gere o próximo, exemplo: a Madeira gera o fogo, portanto a Madeira é a mãe do Fogo e o Fogo é o filho da Madeira e para manter a saúde física e a mental/emocional é necessário sempre manter o filho saúdavel sucessivamente um elemento após o outro até fechar o ciclo completo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No ciclo da dominância (controle) cada elemento controla o outro para manter o equilíbrio dos órgãos/vísceras e da parte psíquica.

 

Como inicia um desequilíbrio transformando em dores e doenças?

 

Há três sequências que se refere aos relacionamentos anormais quando o equilíbrio é quebrado que promove o inicio das dores e doenças físicas e mentais/emocionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está sequência acontece na forma inversa, é o fígado/vesícula biliar agredindo os rins/bexiga e assim sucessivamente até fechar o ciclo do desequilíbrio, uma vez afetada o funcionamento dos órgãos/vísceras o desequilíbrio mental/emocional é consequência do ciclo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste caso cada elemento controla excessivamente o outro, de maneira que provoca a sua diminuição. Isto acontece quando o equilíbrio é quebrado e o relacioamento entre os elementos é afetado, de maneira que, em determinado tempo, um elemento é excessivo em relação ao outro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está sequência literalmente é chamada de "lesão" em chinês. Se o fígado/vesícula biliar está em desequilíbrio teremos problemas no intestino grosso ou nas vias respiratórias (pulmão) ou problemas na pele.

 

O que significa cada saúde representado pelos Elementos?

 

O que é Saúde Social (madeira)?

Consiste em cooperar com os outros, em harmonia dentro de um grupo e, possuindo deveres, responsabilidades e tarefas, saber pensar e agir como adulto na sociedade, com naturalidade, e que tenha autonomia.

 

O que é Saúde Familiar (fogo)?

Consiste em que cada integrante da família tenha uma atribuição dentro do lar e, mediante a isso, saiba expressar o seu pensamento e que mutuamente todos se compreendem e auxiliem-se e saibam também agradecer um ao outro.

 

Consiste na existência de um ambiente familiar em que todos se reúnam prazerosamente para conversar e que desta forma possam sentir paz de espírito, ânimo par o futuro e confiança mútua.  

 

O que é Saúde Mental (terra)?

Consiste em estar capacitado em expressar os sentimentos sem qualquer constrangimento, em estar dotado de sentimento de alegria e que o pensamento (razão e emoção) e a ação estejam combinados para que as potencialidades sejam utilizadas plenamente.

 

Consiste ainda em conseguir amar a si próprio, aos outros e em ser amado sem constrangimento em ser capaz de relacionar-se com os outros, em ouvir a opinião alheia compreendendo-se mutuamente.

 

Consiste também em saber pensar criativa e produtivamente em relação as coisas e fatos e em saber agir conformes essa potencialidades em harmonia.

 

O que é Saúde Econômica (metal)?

Consiste em sentir satisfação em trabalhar com empenho e dedicação e, sabendo o valor do dinheiro, ser capaz de planejar e poupar para o futuro, empregando produtivamente o dinheiro, tendo assim, uma vida plena e substanciosa.

 

O que é Saúde Física (Água)?

Consiste no equilíbrio entre o peso e a estatura, no perfeito funcionamento dos órgãos internos, na anomalia nas funções orgânicas, no funcionamento ativo da força curativa natural frente às doenças no equilíbrio dos nervos autônomos e motores, na boa circulação sanguínea e

na facilidade de se adormecer.

 

Consiste em estar dotado de ânimo e vontade, sem sentir preguiça ou desânimo para movimentar o corpo.

 

 

Tem interesse neste workshop?

Programações do workshop

 

O que é Workshop

OS CINCO NÍVEIS DE SAÚDE

O que é Workshop

ZODÍACO CHINÊS

O que é Workshop

FAMILIOGRAMA

 O que é Workshop

NOVAS CONEXÕES MENTAIS

Agende  um  horário

 

Cel./whatsapp  (61) 98232 - 2020

Brasília DF

 

          E-mail: